segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para saber mais

Selecionamos alguns sites de instituições que tratam de temas que se relacionam com o nosso. Esperamos que esses links possam ajudar nossos internautas a obter mais informações e enriquecer o diálogo proposto neste blog. Aproveitem!

Ah, lembramos que os links também estão aqui ao lado, na lista de "links úteis".

O Ipas é uma organização não-governamental que trabalha há três décadas com os objetivos de reduzir o número de mortes e danos físicos associados a abortamentos; expandir a capacidade da mulher no exercício de seus direitos de natureza sexual e reprodutiva; e melhorar as condições de acesso a serviços de saúde associados à reprodução, inclusive aos serviços de abortamento legal em condições adequadas. Além das informações relacionadas ao aborto, o site reúne material sobre vários temas relacionado à mulher, de alimentação à violência.

A Casa da Mulher Trabalhadora – Camtra é uma instituição feminista, sem fins lucrativos, fundada em 1997 tendo como missão ir ao encontro de outras mulheres com a perspectiva de colaborar para o fortalecimento de sua autonomia e despertá-las para a importância de sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Articulação de Mulheres Brasileiras é integrada por mulheres feministas que atuam, em diferentes espaços de participação da AMB, em nome próprio ou através da representação de organizações e movimentos feministas, setoriais de mulheres de movimentos sociais e/ou setoriais de mulheres de partidos políticos.

A Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência - APAVV foi criada em maio de 1999 com apoio do Sindicato dos Bancários do Ceará, a partir da campanha "Basta de Violência", iniciada com a Caminhada pela Paz, ocorrida na orla marítima de Fortaleza, no dia 25 de abril de 1999.

A organização Casa de Cultura da Mulher Negra apóia a valorização da mulher negra. O site reúne informações úteis, artigos e projeto relacionados ao tema.

CEARAS é um centro de estudos e atendimento especializado nas questões referentes ao abuso sexual intrafamiliar, ligado à USP. O órgão oferece atendimento em saúde mental nos níveis individual e familiar para pessoas envolvidas em relações incestuosas. São atendidos, individualmente, quem sofreu abuso e quem o cometeu; o atendimento familiar é dirigido a todos os membros da família.

O CEMINA, como tantas outras organizações de mulheres que surgiram na década de 80, apostou que havia chegado o momento das mulheres ocuparem com voz e vez seu lugar na sociedade, questionando valores, balançando estruturas, traçando um novo caminho.

Centro Vergueiro de Atenção à Mulher, Educação, Treinamento e Desenvolvimento de Materiais Educativos em Saúde Reprodutiva, é uma Organização Não-Governamental (ONG), fundada em outubro de 1996, formada por vinte e cinco profissionais da área de Saúde Reprodutiva, Educação e Planejamento Familiar. Desde a sua fundação vem promovendo parcerias com instituições governamentais e privadas com projetos voltados a área da profilaxia em saúde reprodutiva, quer seja em materiais concretos ou em atividades em grupo, workshops, oficinas com profissionais da saúde e educação, trabalhando o binômio, saúde x doença.

O Chame - Centro Humanitário de Apoio à Mulher – é uma ONG que tem como objetivo a prevenção ao tráfico internacional de mulheres e turismo sexual.

O Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde é uma Organização Não Governamental que desenvolve, desde 1985, um trabalho de atenção primária à saúde da mulher com uma perspectiva feminista e humanizada.

Ser mulher - Centro de Estudos e Ação da Mulher Urbana e Rural - é uma organização não-governamental feminista, fundada em 25 de agosto de 1989, declarada de utilidade pública municipal e estadual, com sede na cidade de nova Friburgo-RJ, e âmbitos de atuação local, regional, nacional e internacional.

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) é um movimento organizado da sociedade civil, sem fins lucrativos, democrático, ecumênico, supra-partidário, presente em todo o território brasileiro em forma de rede com mais de 400 entidades filiadas. Fundado em 1982, constitui-se hoje na principal articulação nacional de luta e promoção dos direitos humanos.

O Observatório para Implementação da Lei Maria da Penha desenvolve suas atividades através de um Consórcio liderado formalmente pelo NEIM/UFBA e composto por outras oito instituições, contando, ainda, com três redes parceiras, cobrindo as cinco regiões do país. As três Redes parceiras componentes do Consórcio são a REDOR (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relações de Gênero), o CLADEM/Brasil (Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres) e a Rede Feminista de Saúde (Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos).

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) foi criado em 1976 como resposta às demandas das organizações de mulheres presentes na Primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Mulher, que se realizou na Cidade do México, em 1975. No Brasil desde 1992, o Escritório Regional do UNIFEM para Países do Cone Sul trabalha para promover a igualdade de gênero e os direitos humanos das mulheres na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

E não deixem de mandar sugestões, pedidos, denúncias, histórias. Contamos com vocês nessa luta!

Por Heitor Lannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário